Pesquisa

O PET Biologia envolve pesquisa em suas atividades proporcionando uma vivencia científica, muito importante para o aluno adquirir experiência na graduação não apenas quando é de seu interesse seguir carreira acadêmica, mas também para a formação como biólogo.
Os campos abrangidos pelas Ciências Biológicas são muito diversos: biologia molecular, genética, ecologia, biogeografia são alguns poucos exemplos que ainda se ramificam em várias subáreas. Tendo em vista esse vasto campo de escolhas, tem-se grande dificuldade de conciliar as preferências e interesses de cada um dos 12 alunos graduandos que compõe o grupo PET-Biologia e uni-las numa única pesquisa conjunta. Desta forma cada petiano busca sua área de interesse, sendo orientado por profissionais capacitados, fazendo sua iniciação científica nos laboratórios da UFSC ou mesmo de outras instituições.

O Aluno ainda tem a escolha de mudar de linha de pesquisa durante a graduação caso sinta-se mais interessado por outras áreas no decorrer do curso. A pesquisa de cada graduando é trazida para o grupo do PET na chamada “Hora da pesquisa” que ocorre nas reuniões semanais do grupo, onde o graduando expõe os avanços de seus estudos, além de ocorrer seminários e discussões de texto onde também podem ser abordados os temas dos estudos dos alunos do grupo PET.

Veja abaixo o laboratório que está inserido cada petiano:

 

 

Jessica Saldanha Mancio  – Grupo de Pesquisa Sistemática, Evolução e Biogeografia de Plantas Vasculares.

Kathleen Yasmin – Laboratório de Polimorfismos Genéticos.

Pedro Marconi – Laboratório de Polimorfismos Genéticos.

Karen Gruhn – Laboratório Neurobiologia da Depressão.

Thaís Leal Silva – Laboratório de Protozoologia.

Trabalha acompanhando uma pesquisa sobre a  microbiota intestinal dos triatomíneos afim de caracterizar se essa interfere na infecção e desenvolvimento do Trypanosoma cruzi.

Beatriz Garcez Freitas da Silva – Laboratório de Diversidade Microbiana.

Projeto para criação de um Atlas de fungos anemófilos, de ambientes internos climatizados artificialmente no Brasil, em parceria com o Laboratório de Diversidade Microbiana do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP).

Satyabhama  Weihermann – Laboratório de Ecologia de Anfíbios e Répteis.

Trabalha com ecologia e zoologia de anfíbios anuros (sapo, perereca e rã). Atualmente faz um estágio remunerado no Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, onde faz educação ambiental em uma trilha feita com os hospedes. Também desenvolve uma pesquisa com a espécie Phyllomedusa distincta no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 

 Isis Mello – Laboratório de Imunorregulação.

Estuda efeitos da desnutrição na microbiota comensal e a sua influência no sistema imune.

Alyson dos Santos Cavalcante –  Laboratório de Etnobotânica e Ecologia Humana

Poliana Kominkiewicz Lanzzarin – Laboratório de Fisiologia Vegetal

Laura Menegatti Bevilacqua – Laboratório de Neurofisiologia Comparada

Daniel Dias Andres – Laboratório de Micologia

Pesquisa com Gloeocantharellus singer e outros fungos desse gênero.

Gabriela Rodrigues da Silveira – Laboratório de Biologia Celular Vegetal

Vitória Vogel Dal Bosco – Laboratório de Experimentação em Neuropatologia