Curso de Sistemática e Ecologia de Cefalópodes 2019

21/11/2019 23:22

O Projeto Cephalopoda e o PET Biologia UFSC lançam mais uma edição do Curso de Sistemática e Ecologia de Cefalópodes!

A ministrante é a Professora e Dra Tatiana Silva Leite, professora chefe do Laboratório de Bentos e Cefalópodes da UFRN, Natal/RN e Colaboradora do projeto Ciências do Mar da UFSC, Florianópolis/SC.
.

O curso vai dispor de 40 vagas, sendo 10 delas com desconto de 50% para aqueles que possuem cadastro na PRAE* e 30 para ampla concorrência (sendo 5 destas reservadas para alunos visitantes de outras universidades ou interessados não-acadêmicos, se houver).

.. O investimento é de R$20 para custear as despesas com o material do curso para a aula prática e coffee.

Você pode efetuar o pagamento o através de depósito ou transferência bancária para a conta de Sara Lins Cândido. CPF: 096.261.479-38 (Banco do Brasil): Ag: 4611-6 Cc: 19066-7

Para pagamento em dinheiro (no PET):
Bruna Oliveira (48 99651 4506) – Terça 12h – 13h; Quarta 16h – 18h
Rafael de Lima (54 99191 8228) – Quinta 13h30 – 14h20
Sara Lins (48 99624 8797) – Segunda 14h – 15h; Quinta 17h – 19h30

** IMPORTANTE: As inscrições só serão efetivadas mediante comprovação de pagamento entregue para o e-mail do PET Biologia (petbiologiaufsc@gmail.com) com o assunto “Pagamento Curso Cefalópodes” ATÉ O DIA 4/12 às 18h.

*Aqueles que possuem cadastro na PRAE, devem enviar em anexo ao comprovante de pagamento, a comprovação deste vínculo com a instituição.

**As inscrições serão feitas através de formulário google. Link do formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1fzidQFPZIt5s6tweLPihjbJ66GK6tWg0OoX1LuG3x_g/edit
.
Espera-se que ao final do curso todos sejam capazes de utilizar as chaves de identificação de cefalópodes, de forma a identificar as principais spp apresentadas durante as aulas. Além disso, os alunos também aprenderão os aspectos mais importantes da biologia e ecologia dessas espécies e as principais pesquisas realizadas no Brasil neste contexto.
>>> Programação

Sábado 07/12
9h – 12h
Teoria – Introdução a Classe Cephalopoda: evolução, classificação geral dos cefalópodes modernos, com exemplos das principais classes; Principais caracteres taxonômicos, utilização dos bicos e padrões corporais dos cefalópodes para identificação de spp.
14h -17h
Teoria – 1. Habitat, alimentação, reprodução e desenvolvimento de cefalópodes; Estudos ecológicos de cefalópodes e sua importância no manejo de espécies de importância comercial; Apresentação de filmes do Projeto Cephalopoda-NE

LOCAL: Sala MIP08 (SIPG08 )

Domingo 08/12
9h – 12h ou 14h – 17h

Prática – Identificação das principais espécies de cefalópodes de águas rasas da costa brasileira, principais caracteres taxonômicos e sistemas de classificação – Taxonomia e sistemática; Avaliação de padrões corporais em fotos e vídeos.

LOCAL: Laboratório de aulas práticas de Zoologia de Invertebrados LDZI, no MIP
.
Não percam essa oportunidade! Esperamos vocês!