Curso Sistemática e Ecologia de Cefalópodes

05/11/2017 23:43
O Projeto Cephalopoda e o PET Bio UFSC  convida para o curso sobre Sistemática e Ecologia de Cefalópodes! A ministrante é a Profa Dra Tatiana Leite, que é professora chefe do Laboratório de Bentos e Cefalópodes da UFRN, Natal/RN.
O nosso público alvo são alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Oceanografia e Eng. Aquicultura, sendo que 5 vagas reservadas para alunos visitantes de outras universidades (se houver).
As inscrições vão começar nesta segunda, dia 06 de novembro, pelo site http://inscricoes.ufsc.br/curso-de-cefalopodes. Lembrando que as inscrições só serão efetivadas mediante pagamento. O investimento é de 10 reais. Você pode efetuar o pagamento pessoalmente na sala do PET Biologia UFSC ou depositando na conta de número 9.327-0, agencia 4641-8 do Banco do Brasil (pertence a Beatriz Garcez).
Espera-se que ao final do curso todos sejam capazes de utilizar as chaves de identificação de cefalópodes, de forma a identificar as principais spp apresentadas durante as aulas. Além disso, os alunos também aprenderão os aspectos mais importantes da biologia e ecologia dessas espécies e as principais pesquisas realizadas no Brasil neste contexto.
 >>> Programação <<<

Sábado -18/11
8-12 hs
Teoria – Introdução a Classe Cephalopoda: evolução, classificação geral dos cefalópodes modernos, com exemplos das principais classes; Principais caracteres taxonômicos, utilização dos bicos e padrões corporais dos cefalópodes para identificação de spp.

14-18 hs
Teoria – 1. Habitat, alimentação, reprodução e desenvolvimento de cefalópodes; Estudos ecológicos de cefalópodes e sua importância no manejo de espécies de importância comercial; Apresentação de filmes do Projeto Cephalopoda-NE

Domingo – 19/11
8-12 hs
Prática – Identificação das principais espécies de cefalópodes de águas rasas da costa brasileira, principais caracteres taxonômicos e sistemas de classificação – Taxonomia e sistemática; Avaliação de padrões corporais em fotos e vídeos.

Não percam essa oportunidade! Esperamos vocês!

Inscreva-se já: http://inscricoes.ufsc.br/curso-de-cefalopodes